top of page
Buscar

Como funciona uma plataforma de Inteligência Artificial no mercado de saúde?


AI, mercado de saúde, equipamentos médicos-hospitalares, rede credenciada, operadoras e seguradoras de saúde, clínicas de saúde e hospitais
Nos últimos tempos, a Inteligência Artificial é uma das inovações tecnológicas que muito tem contribuído para o mercado de saúde.


Nos últimos tempos, a Inteligência Artificial é uma das inovações tecnológicas que muito tem contribuído para o mercado de saúde. De fato, já é possível identificar plataformas de conhecimento totalmente voltadas para o mercado de saúde brasileiro.


Tanto para o mercado de saúde nas verticais da indústria de equipamentos médicos e hospitalares quanto nas operadoras de saúde e redes prestadoras (clínicas, hospitais e laboratórios).


Entenda com esse artigo a contribuição que uma plataforma de Inteligência Artificial oferece para a área de saúde e seus principais segmentos.



Como funciona uma plataforma de IA?


Uma plataforma de Inteligência Artificial (AI) oferece diversas funcionalidades para as bases do mercado de saúde. Uma das mais importantes é o fornecimento de dados anonimizados, tratados e ajustados a partir de diferentes recursos tecnológicos.


Por exemplo, análise estatística avançada, data science e machine learning. Certamente, oferecendo uma visão ampla dos principais aspetos do mercado de saúde. Bem como da adequação dos filtros técnicos da área, dos termos e linguagem apropriada.


Desse modo, fornece subsídios para que os gestores do mercado de saúde possam tomar decisões assertivas com informações confiáveis. Além disso, atendendo a todos os requisitos estabelecidos pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).


Como também a adequação dos recursos da plataforma para as demandas de cada cliente, conforme as características do seu segmento no mercado de saúde.



A contribuição da Inteligência Artificial para a Indústria de Equipamentos médico-hospitalares


A contribuição da plataforma de Inteligência Artificial para a Indústria de Equipamentos médico-hospitalares está direcionada para os fabricantes, importadores e distribuidores. De fato, existe um monitoramento completo do parque tecnológico da saúde no país.


A partir desse acompanhamento são identificados os serviços de saúde instalados, bem como se estão em operação ou inativos. De fato, em 1,2 milhões de pontos de atendimento da Saúde Pública e Privada existem mais de 2,4 milhões de equipamentos.


Tendo por base esses dados, a plataforma consegue prever o ciclo de vida dos equipamentos, bem como a demanda de novos equipamentos por região.


Além disso, a ferramenta disponibiliza informações importantes para o negócio, relacionadas ao mercado consumidor. Por exemplo, situação cadastral, detalhamento das atividades e faturamento estimado das empresas.


A plataforma permite ainda incrementar as vendas ao identificar os projetos e obras na área de saúde, seu estágio de construção e previsão de conclusão. A partir desses dados, é possível estabelecer um contato e antecipar a venda de equipamentos e serviços.



A contribuição da Inteligência Artificial para Clínicas de Saúde e Hospitais


A plataforma de Inteligência Artificial tem uma grande contribuição para melhorar e aprimorar os serviços prestados pelas clínicas de saúde e hospitais. Isso porque disponibiliza informações tratadas e higienizadas da Rede Assistencial Brasileira.


De fato, são mais de 370 mil estabelecimentos de saúde no país, facilitando a identificação de profissionais especializados, técnicos e especialistas. Também é possível localizar desde farmácias até serviços médicos e odontológicos específicos.


Além disso, é fácil identificar equipamentos instalados e serviços de saúde ofertados em qualquer parte do território nacional. Bem como a disponibilidade de leitos em cada ponto de atendimento, as operadoras credenciadas com as devidas certificações.



A contribuição da Inteligência Artificial para Operadoras e Seguradoras de Saúde


A contribuição da plataforma de Inteligência Artificial para Operadoras e Seguradoras de Saúde é essencial para oferecer uma visão granular do mercado de saúde suplementar. Nesse sentido, permite o entendimento da carteira de cada operadora de forma minuciosa.


O que pode ser feito por município, por plano ofertado no país, pelos valores médios, pelas coberturas, além da evolução individual e perfil dos beneficiários por faixa etária e gênero.


Desse modo, disponibiliza informações de mais de 3.700 operadoras, em torno de 120 mil planos de saúde. Bem como a evolução histórica dos quase 80 milhões de beneficiários da saúde suplementar médica, hospitalar e odontológica.


A ferramenta oferece ainda um painel único dos principais indicadores de performance das operadoras e rede credenciada. Desse modo, facilita o processo de comparação entre os benefícios oferecidos, os produtos ofertados, receitas e despesas).



Conheça os principais benefícios do uso da AI no mercado de saúde


Certamente, o crescimento do uso da Inteligência Artificial no mercado de saúde é uma tendência para os próximos anos. Isso porque permite elevar a qualidade dos serviços prestados, assim como oferecer um atendimento mais eficiente.


Em seguida, veja os principais benefícios obtidos em todos os segmentos do mercado de saúde no país:

  1. Permite um armazenamento de dados precisos, de forma integrada, otimizando os procedimentos internos e facilitando a sua recuperação;

  2. Viabiliza para que os diagnósticos sejam mais assertivos, com identificação automática de doenças com muito menos possibilidade de erros.


Tendências para o uso da AI no mercado de saúde

Com toda a certeza, as tendências para o uso da Inteligência Artificial no mercado de saúde apontam para uma maior aplicação, com muito mais funcionalidades.


De fato, a tendência desenvolver novas soluções para intensificar a aplicação dos programas e equipamentos inteligentes. Isso porque novas alternativas podem surgir como resultado das descobertas genéticas e biológicas.


Como também o uso crescente da ferramenta de machine learning, ou seja, aprendizagem de máquina. Isso porque permite que a máquina seja alimentada com dados e aprenda a executar uma tarefa de forma automática.


O que pode aumentar a produtividade no mercado de saúde, além de beneficiar a genômica, a medicina de precisão, a imagem, a descoberta de medicamentos e de novos tratamentos.


Com toda a certeza, com a Inteligência Artificial sendo aplicada no mercado de saúde é possível dotar o setor de maior rapidez e qualidade, além da redução de custos.

Para entender mais sobre uma plataforma de Inteligência Artificial e como pode ser aplicada ao seu negócio no mercado de saúde, acesse LifesHub.


77 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Ícones Lifeshub Whatsapp.png
bottom of page