top of page
Buscar

Qual é o principal objetivo da Inteligência Artificial?

O principal objetivo da inteligência artificial consiste em fazer com que as máquinas aprendam a pensar, resolver problemas, da mesma forma que o ser humano. De fato, o objetivo de desenvolver máquinas com a capacidade humana é um desejo antigo.



Atualmente, é uma das principais tecnologias disruptivas que estão transformando radicalmente a forma de fazer as coisas e tomar decisões. Isso porque com essa solução tecnológica é possível alavancar o processo de transformação digital no mundo inteiro.


Tendo isso em vista, este artigo tem o intuito de esclarecer como surgiu a inteligência artificial e explicar o seu principal objetivo ao ser desenvolvida.


Como surgiu a Inteligência Artificial?

Para entender o objetivo da inteligência artificial (AI), é necessário compreender como essa tecnologia surgiu e com quais propósitos foi desenvolvida. Para começar, saiba que o termo inteligência artificial surgiu com o professor de matemática do Dartmouth College, em 1955.


Em 1956, o professor John McCarthy organizou uma conferência para tratar do assunto, com diversos especialistas como M.L. Minsky, N. Rochester e C.E. Shannon. Assim, conceberam a ideia de construir computadores para executar tarefas ligadas à cognição.

Como também voltadas para abstração e uso da linguagem, resumindo a proposta do programa da seguinte forma:


“Todos os aspectos da aprendizagem — ou qualquer outra característica da inteligência — podem, em princípio, ser descritos tão precisamente que uma máquina será capaz de simulá-los”.


Em 1957, foi desenvolvido por Frank Rosenblatt o chamado perceptron. Ou seja, um algoritmo que funciona como uma espécie de rede neural artificial, com uma camada que classifica resultados. De fato, trata-se de um classificador linear.


Já em 1959, surgiu pela primeira vez o termo Machine Learning, ou seja, aprendizagem de máquina, para designar um sistema que permite aos computadores a capacidade de aprender algumas funções, sem serem programados para essa finalidade.


Na prática, isso significa alimentar um algoritmo com dados para que a máquina possa aprender a executar alguma tarefa automaticamente. Assim, foram sucessivos avanços até evoluir para a atual tecnologia de AI. Veja a linha do tempo:


Fonte: https://www.take.net/blog/tecnologia/inteligencia-artificial/

Conheça o principal objetivo da Inteligência Artificial


Saiba que o principal objetivo da inteligência artificial está associado com a sua concepção como um campo da ciência, que tem o propósito de estudar, desenvolver e empregar máquinas para realizarem atividades humanas de maneira autônoma.


Assim, está diretamente relacionada com a robótica, a machine learning, o reconhecimento de voz e de visão dentre muitas outras tecnologias avançadas. Por isso, uma solução de AI implica no uso de diferentes tecnologias, tais como:

  • Redes neurais artificiais;

  • Algoritmos;

  • Sistemas de aprendizado;

  • Raciocínio;

  • Percepção de ambiente;

  • Habilidade de análise para tomada de decisão.


Desse modo, o conceito de inteligência artificial remete para a ideia de que as soluções tecnológicas têm a capacidade de executar atividades de forma inteligente. Ou seja, podem “aprender por si mesmas” com base na análise de grandes volumes de dados.



Como funciona a Inteligência Artificial?


Agora, que já foi explicado o principal objetivo da inteligência artificial, é preciso esclarecer como esse processo funciona. De uma maneira simples, a AI funciona baseada na combinação dos seguintes elementos:


  • Grande volume de dados (Big Data);

  • Algoritmos inteligentes;

  • Processamento rápido e interativo.


A partir dessa combinação, o software é capaz de aprender, de forma automática, a partir de padrões ou informações nos dados. Ou seja, faz a leitura de dados, interpreta as informações, busca por padrões e aprende de forma continuada.


Para que isso seja possível, é indispensável a aplicação da tecnologia machine learning, que permite que as máquinas encontrem padrões e realizem tarefas automáticas.


Benefícios da aplicação da Inteligência Artificial

Certamente, são inúmeros os benefícios que a aplicação da AI gera para as diversas áreas do conhecimento. Principalmente, considerando o principal objetivo da inteligência artificial de tornar as máquinas capazes de pensar de forma semelhante aos humanos.


De fato, a aplicação da AI é mais perceptível na automatização de processos e execução de atividades simples. Em seguida, veja os principais benefícios do uso da AI:


1.º - Aumenta o nível de automação de diferentes tarefas, tais como: dirigir carros, classificar itens, entregar produtos, prever tendências, dentre muitas outras;


2.º - Permite a redução dos custos operacionais e o aumento de produtividade, pois gera uma maior otimização dos processos e melhor aproveitamento dos recursos;


3.º - Facilita a avaliação de indicadores e tomada de decisão, gerando relatórios de performance mais completos e em tempo real;


4.º - Melhoria do atendimento ao cliente com base no uso de chatbots, que são robôs de atendimento de IA;


5.º - Torna os processos e tarefas mais fluídos e transparentes, como menor incidência de erros e inconsistências;


6.º - Aumenta o nível de inovação e impulsiona o processo de transformação digital nas organizações, melhorando as interações com a tecnologia da informação.


7.º - Gera maior eficiência para o ambiente organizacional, pois consegue eliminar erros, desenvolver tarefas repetitivas com mais qualidade e reduz os desperdícios.



Desafios para a implementação da Inteligência Artificial


Certamente, a tendência é de maior crescimento e aplicação da AI tanto nas organizações quanto no dia a dia das pessoas. Assim, conheça os principais desafios para a implementação do principal objetivo da inteligência artificial nos próximos anos:


1.º - A base da AI está na alimentação dos algoritmos com informações, por isso é preciso aprimorar as técnicas para melhorar a qualidade dos dados. Atualmente, as mais usadas são as seguintes:

  • Mineração de dados;

  • Modelagem de dados;

  • Data analytics;

  • Inteligência de dados, dentre outros.

2.º - Desenvolver hardware com alto potencial de processamento, pois a AI requer um grande de poder de processar os dados, de forma rápida e interativa;


3.º - Dar maior atenção para os aspectos da interface homem-máquina, buscando assegurar o refinamento das funções das soluções desenvolvidas;


4.º - Apostar em sistemas, plataformas e interfaces mais acessíveis e capacitadas, viabilizando maior utilização pelas empresas e pela sociedade em geral.


Portanto, o principal objetivo da Inteligência Artificial é desenvolver máquinas capazes de pensar, interpretar, aprender de forma similar ao ser humano. De fato, intensifica o processo de transformação digital e gera maior nível de eficiência organizacional.


Se quiser mais informações sobre esse assunto, acesse LifesHub, e tudo que temos para oferecer com base em Inteligência Artificial.


62 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Ícones Lifeshub Whatsapp.png
bottom of page