top of page
Buscar

O que é inteligência artificial?


Saiba que os exemplos de uso da Inteligência artificial (IA) são inúmeros e crescem a cada dia, pois é indiscutível os benefícios que a sua aplicação gera em todos os setores. Certamente, o impacto desse uso tem transformado a maneira de realizar várias tarefas.


Por exemplo, as inteligências baseadas em machine learning (aprendizado de máquina) ou deep learning (aprendizado profundo) utilizam redes neurais e são capazes de realizar tarefas mais complexas, com mais eficiência e maior velocidade.


Sem dúvida, o uso de IA já faz parte do dia a dia, mas muitas vezes acaba passando despercebido. Por isso, este artigo tem o intuito de apresentar alguns exemplos de aplicação de IA que tem gerado inúmeros benefícios em diversas áreas.



1.º - Inteligência artificial em assistentes virtuais


Saiba que um dos exemplos de uso da inteligência artificial, presente no dia a dia de muitas famílias e empresas, são as assistentes virtuais. Por certo, são capazes de realizar várias tarefas, como pesquisar na internet, realizar compras online e até mesmo conversar.

Atualmente, as mais conhecidas são as seguintes:

  • Siri (Apple);

  • Cortana (Windows);

  • Google Assistente (Google);

  • Alexa (Amazon).



2.º - IA em chatbots para atendimento aos clientes


Os chatbots para atendimento aos clientes são robôs sem um corpo físico, que simulam uma conversação como se fosse um ser humano. De fato, agilizam o atendimento dos clientes e permitem o encaminhamento para os setores responsáveis.



4.º - IA em aplicativos de GPS


O uso de inteligência artificial em aplicativos de GPs já mudou de forma radical os hábitos das pessoas no mundo inteiro. Com toda a certeza, são essenciais para a indicação de trajetos e ajudar a encontrar determinado endereço.


Além disso, com o monitoramento em tempo real do trânsito fornecem informações seguras sobre acidentes, blitz policiais, dentre outros aspectos. Também nos aplicativos de delivery de comidas e entregas, a IA é usada para monitorar a localização do pedido em tempo real.


Para isso, esses aplicativos usam uma complexa rede de conexões de dispositivos móveis e de análises de satélites para interpretar dados de trânsito em tempo real.



5.º - Inteligência artificial em carros autônomos


Ainda em fase de testes, os carros autônomos usam da visão computacional para fazer o deslocamento, identificar e respeitar a sinalização de trânsito. Para que isso seja possível, são usados os recursos de deep learning para treino para tomar decisões rápidas.


Por exemplo, a Tesla usa um supercomputador de autocondução completa (FSD), com desempenho neural duplo, contando com oito câmeras externas equipadas com visão computacional.


6.º - IA nas smart TVs


As smart TVs podem ser consideradas como um dos melhores exemplos do uso de inteligência artificial no dia a dia. Isso porque são capazes de realizar o processamento de linguagem natural (PLN) e reconhecer a fala de uma pessoa.


Desse modo, podem ser usadas como se fossem uma assistente virtual, como a Alexa ou Siri, por exemplo. Como também possuem a capacidade de estabelecer conexão com diferentes dispositivos, melhorando a experiência do usuário.



7.º - Inteligência artificial no reconhecimento facial


O reconhecimento facial é muito utilizado por diferentes dispositivos para assegurar segurança, comodidade e personalização. De fato, os melhores exemplos dessa aplicação são os iPhone, Pixel e Samsung Galaxy.


Isso porque contam com o sistema de segurança Face ID. Ou seja, só liberam o acesso aos recursos do dispositivo após a realização do reconhecimento facial do dono do aparelho. Assim como os check-in em aeroportos com mais agilidade e segurança.



8.º - IA em casas inteligentes


O sucesso das casas inteligentes está relacionado com a interconexão de vários dispositivos com as assistentes residenciais. A partir dessa ligação é possível executar diversas tarefas com base em comandos de voz ou aplicativo no celular.


Assim, é possível controlar a temperatura da geladeira, ajustar o ciclo da máquina de lavar, desligar o ar-condicionado, dentre outras muitas possibilidades.



9.º - IA em Cibersegurança


A aplicação de inteligência artificial em cibersegurança é essencial diante dos inúmeros riscos de invasores e ataques virtuais aos sistemas. Desse modo, o uso de IA para automatizar os processos responsáveis pela segurança tornaram-se imprescindíveis.


Como resultado foi possível diminuir a taxa de erros e otimizar as estratégias para garantir a segurança dos sistemas.



10.º - IA na análise do comportamento do consumidor


Existem diferentes soluções tecnológicas para desenvolver a análise do comportamento do consumidor. Por exemplo, o uso dos algoritmos e dos trackers, que estão presentes tanto nos e-commerces quanto nas redes sociais.


Com o uso da IA é possível rastrear as visitas dos usuários e verificar carrinhos de compras em lojas virtuais, visando identificar padrões de comportamento do consumidor. Com base nesses padrões, as empresas geram ofertas e campanhas de marketing mais assertivas.


Por exemplo, as redes sociais e plataformas de busca usam IA para otimizar os processos e oferecer alternativas interessantes conforme a preferência dos usuários.



11.º - Inteligência artificial nos serviços do Google


O uso da inteligência artificial pela gigante da tecnologia Google oferece inúmeras possibilidades, melhorando a qualidade dos serviços oferecidos aos usuários. Desse modo, os principais exemplos de uso de IA pelo Google são os seguintes:

  • Google fotos: é possível fazer a pesquisa de referências específicas com o reconhecimento de imagens para gerar o resultado de busca;

  • Gmail: usa machine learning para aprimorar o filtro de spam e mensagens nocivas;

  • Google tradutor: usa as redes neurais para aprimorar a qualidade das traduções, gerando um resultado mais consistente e de melhor qualidade;

  • RankBrain: usa o algoritmo baseado em deep learning para gerar um classificação de links por referência e qualidade, visando isolar as fontes de desinformação;

  • Reconhecimento de voz do Android: com base na machine learning buscar reconhecer as nuances das vozes.


12.º - Inteligência artificial na área de saúde


O uso de inteligência artificial na área da saúde tem gerado muitos avanços para o tratamento e controle de doenças e enfrentar adversidades, como a Covid-19. De fato, foi essencial para identificar focos de contaminação e auxiliar no tratamento a distância de pacientes.


Nessa área, o uso de IA permite analisar um grande volume de dados para propor soluções para problemas de saúde com agilidade e precisão. De fato, a análise é feita com a constituição de um banco de dados contendo imagens, textos, áudios e vídeos.


O que oferece um desempenho de alta eficiência para a identificação de padrões visuais, reconhecimento de alterações em órgãos e tecidos humanos. Por exemplo, o Google desenvolveu softwares específicos para identificar o câncer de mama e de pulmão.


Também é possível monitorar os pacientes com o uso de IA por meio de pulseiras e relógios usados pelos pacientes. Nesse sentido, é fácil acompanhar as variações da pressão sanguínea, saturação de oxigênio e batimentos cardíacos.


Além disso, as informações coletadas podem ser enviadas imediatamente ao médico responsável pelo tratamento dos pacientes monitorados. Como também em casos de alterações graves, o médico pode receber um alerta informando o estado do paciente.


O uso de IA é crescente no campo das cirurgias e procedimentos complexos, permitindo a interoperabilidade ou cirurgias feitas por robôs com supervisão do médico. Com isso, diminui os riscos de complicações e gera uma recuperação mais rápida do paciente.


Certamente, os exemplos apresentados do uso de inteligência artificial mostram o potencial de aplicação de IA nos próximos anos. Sem dúvida, gera inúmeros benefícios em diversas áreas e oferece soluções para situações mais complexas.


Se quiser mais informações sobre esse assunto, acesse LifesHub, e tudo que temos para oferecer com base em Inteligência Artificial.

198 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Ícones Lifeshub Whatsapp.png
bottom of page